Em reunião realizada nesta quinta-feira (16/9), o presidente da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Carlos Brito, recebeu, na sede da Agência em Brasília, a representante técnica em turismo da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Marta Feitosa, o prefeito de Pirapó (RS) e vice-presidente da Associação dos Municípios das Missões (AMM), Auri Kochhann, e técnicos das duas entidades visitantes. A pauta do encontro foi a promoção turística dos 26 municípios situados na região Sul do Rio Grande do Sul onde estão localizados 56 sítios do patrimônio do Caminho dos Jesuítas da América do Sul, dos quais 19 deles são declarados Patrimônio Mundial pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura).
“O Rio Grande do Sul carrega uma história maravilhosa e grande potencial para o turismo cultural e religioso. A Rota das Missões está recebendo diversos investimentos por parte do Ministério do Turismo, para que ofereça ainda mais atratividade turística. A Embratur pretende levar ao conhecimento dos estrangeiros, em feiras internacionais e campanhas publicitárias, a informação de que o Sul do Brasil é uma excelente opção para visitação”, destacou Carlos Brito.
Para Auri Kochhann, os investimentos em infraestrutura e logística feitos pelo MTur, somados à promoção das qualidades turísticas da Rota das Missões, deverão garantir a impulsão do desenvolvimento regional. “Ao longo do itinerário que a Companhia de Jesus percorreu por mais de 200 anos para o seu estabelecimento na América do Sul estão as ruínas de São Miguel das Missões, declaradas Patrimônio Mundial Cultural, entre outros atrativos, como a Rota das Etnias. Tivemos recentemente a presença do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que foi muito importante”, salientou.
Ressaltando que o roteiro das Missões já está organizado e compreende, inclusive, o Caminho das Missões com participação de destinos na Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai, Marta Feitosa, da CNM, solicitou que a Embratur preste consultoria aos municípios gaúchos, indicando ações que ajudem a atrair visitantes internacionais. “Queremos montar materiais e nos preparar para ter inserção onde a gente ainda não chega, principalmente no mercado internacional”, disse.
Atendendo à solicitação, a Gerência de Promoção de Internacional de Turismo Cultural da Embratur foi designada para reuniões e visitas técnicas junto aos municípios gaúchos. O objetivo será auxiliar na elaboração de um plano de marketing que reforce aos gestores públicos e privados locais o que é mais relevante para o sucesso na atração de turistas estrangeiros à região Sul do Rio Grande do Sul.
Pela Embratur, participaram da reunião o diretor de Marketing, Inteligência e Comunicação, Silvio Nascimento; o coordenador de Promoção de Internacional de Turismo Cultural, Mário Pilar; e a assessora de Turismo Cultural, Angela Baltazar. Acompanhando a os visitantes, estiveram presentes Monica Costa, assessora da CNM; Izabel Freitas, assessora da AMM; e Nara Damião, assessora do deputado federal Osmar Terra.