Institucional
Saiba mais sobre os processos e a história da Embratur.
Esclarecimentos

RESPOSTA ESCLARECIMENTO Nº 001

1. Quanto à Relação de Clientes e especificamente sobre a atuação do cliente, questiona se. 
a) Para demonstração da atuação internacional do cliente apresentado, basta a declaração da licitante, correto? Há necessidade de alguma documentação para tanto?
R: Faz-se necessária apresentação de documento, assinado pelo cliente, de que a licitante prestou determinado serviço no exterior.

b) Atuação internacional entende-se a atuação do cliente (execução de sua atividade econômica) em mercado internacional, correto?
R: Sim. O entendimento está correto. A empresa necessita, ainda que tenha sede no Brasil, demonstrar que possui capacidade operacional no exterior.

c) A mesma empresa que atua internacionalmente e também em mais de cinco clientes com atuação nacional pode ser usada para comprovar ambas atuações, correto? Ou seja, a mesma empresa para satisfazer os dois critérios definidos no item 6.3.2, correto?
R: Sim. O entendimento está correto.

2. Quanto à equipe profissional, questiona-se:
a) Basta descrição do Currículo dos profissionais indicados?
R: Sim.

b) Há necessidade em apresentar documentos de formação profissional, tais como diplomas, contratos de prestação de serviços?
R: 
Sim. Na data prevista para assinatura do contrato, tais documentos deverão ser apresentados pelas empresas vencedoras, explicitado nos subitens 11.2.3.4 e 11.2.3.4.1 do Edital.

3. Quanto às orientações do Plano Apócrifo:
a)
 Há obrigatoriedade quanto ao tamanho das margens superior e inferior?
R: 
Para efeito de padronização vamos considerar, 3cm para margem superior e 2cm para margem inferior, conforme regras da ABNT.

b) Há vedação ao uso de negritos, itálicos e sublinhados no Plano de Ação?
R: 
Sim. Só serão permitidos o uso de itálicos para determinação de expressões ou palavras em língua estrangeira.


RESPOSTA ESCLARECIMENTO Nº 002

Clique aqui para acessar as repostas ao esclarecimento nº 002.

Confira também