CONECTIVIDADE

Prazo para inscrição no edital do PATI se encerra na próxima sexta-feira (17)

Programa de Aceleração do Turismo Internacional busca ampliar número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil a partir de parceria público-privada

Divulgação
Serão mais bem ranqueadas as propostas que usarem aeronaves mais modernas e que emitem menos carbono na atmosfera

13/05/2024 – As inscrições no edital do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI) encerram na próxima sexta-feira (17). Publicado no Diário Oficial da União (DOU) em 20 de março, o programa prevê a realização de parceria público-privada com as companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos e voos internacionais com destino ao Brasil. Interessados em participar da seleção devem preencher o formulário eletrônico disponível, exclusivamente, neste site.

O presidente da Agência, Marcelo Freixo, destaca o ineditismo do PATI no Brasil e de que forma ele pode alavancar a malha aérea internacional do país. “Nunca realizamos um programa com essas características antes. Para elaborar o PATI, estudamos políticas de fomento de países como Reino Unido, Espanha, Irlanda e Suécia. O alcance das metas de crescimento do turismo internacional no Brasil está intrinsecamente associado a um fator de mercado, que é a conectividade aérea. Não adianta o crescente interesse internacional em conhecer o Brasil se não houver voo direto ou com conexões curtas, em preço competitivo”, afirma Freixo.

Executado pela Embratur, com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), o edital público construído em parceria com os ministérios do Turismo e o de Portos e Aeroportos convida as companhias aéreas e aeroportos (em parceria com as companhias) a lançarem novos voos internacionais com destino ao Brasil, e apresentarem propostas de investimento em promoção destes novos voos, com ações como campanhas publicitárias no país de origem e realização de viagens promocionais com jornalistas, influenciadores digitais e operadores de turismo estrangeiros no destino dos voos, entre outras possibilidades.

Nesta primeira fase, de testes e ajustes da nova ferramenta de atração de voos, a previsão de investimento é de ao menos R$ 7 milhões, sendo metade com recursos públicos. A Embratur vai custear parte das ações de promoção destas novas rotas aéreas. Serão R$ 40 por cada assento em novo voo que pouse no Brasil durante o período de 27 de outubro de 2024 a 29 de março de 2025. 

Sistema de pontos

O edital prevê pontuações crescentes para as propostas que projetem o investimento privado maior que o público, ao tempo que estabelece penalidade na pontuação das propostas com contrapartidas menores que o valor investido pela Embratur. Para pleitear o recurso, a companhia tem que garantir um crescimento da malha aérea, em comparação à da temporada 2023/2024, e os recursos estarão vinculados aos novos assentos. O edital também estabelece critérios que privilegiam voos que decolem de países considerados “mercados estratégicos”, porque já emitem uma grande quantidade de turistas para o Brasil ou porque são grandes emissores internacionais. 

É o caso, por exemplo, da Alemanha e da China, segundo e terceiro maiores emissores de turistas no mundo, mas que ocupam apenas a oitava e a vigésima posição entre os que mais visitam o Brasil, respectivamente. Em 2023, mais de 60% dos turistas alemães que visitaram o Brasil vieram em voos com conexão em outros países da Europa, o que evidencia a baixa conectividade com o país.

Como forma de induzir a ampliação da conectividade entre a maior quantidade de países, com voos diretos para diferentes destinos no Brasil, também serão privilegiadas para participar do PATI as propostas de criação de rotas que decolem de aeroportos que não tem voo direto para o Brasil, ou de países que não tem voo direto para o aeroporto brasileiro. A frequência semanal maior do voo também é premiada com maior pontuação, assim como a conveniência do horário de chegada e partida, com preferência para o intervalo entre 9h e 18h, mais atrativo para os turistas que chegam ao país.

Por fim, serão mais bem ranqueadas as propostas que usarem aeronaves mais modernas, que emitem menos carbono na atmosfera, e as empresas que assumiram acordos para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, com políticas de sustentabilidade e meio ambiente, combate ao tráfico de pessoas, atendimento à mulher, inclusão social e diversidade.