ESPORTE E TURISMO

Embratur apoia campanha para Brasil sediar Copa do Mundo de Futebol Feminino

Agência reforça ações do Governo Federal para fortalecer a imagem do país no exterior e atrair turistas internacionais para os destinos turísticos

Thaís Magalhães/CBF
Caso candidatura brasileira seja bem-sucedida, Seleção feminina jogará sua primeira Copa do Mundo em casa

15/05/2024 – A Embratur entrou em campo para trazer a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027 para o Brasil. O país já possui toda a infraestrutura turística, logística e esportiva para receber o grande evento, legados deixados pela Copa do Mundo de 2014 e pelos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Agência apoia o Ministério do Esporte na divulgação da campanha “Está Tudo Pronto”, que tem como estrelas as jogadoras Cristiane e Tainá, destaques da Seleção Brasileira, e a ex-jogadora Daniela. 

Em março do ano passado, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, já havia declarado apoio à candidatura do Brasil para sediar o evento. À época, Freixo participou de uma reunião com a então ministra do Esporte, Ana Moser, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, e representantes da Federação Internacional de Futebol (FIFA), organizadora do evento. Na ocasião, o presidente da Agência destacou a importância da disputa para a cadeia turística no Brasil.

“Estamos diante de uma oportunidade muito importante para o nosso turismo, que vai atrair os olhos do mundo inteiro para o Brasil. A Copa do Mundo de Futebol Feminino é um produto consolidado no calendário mundial do esporte, com audiência recorde, estádios lotados e grande fluxo de turistas de todos os continentes. É um evento que atrai investimentos e nos possibilita mostrar para o mundo a nossa diversidade de destinos, o nosso compromisso com a sustentabilidade e com a democracia”, afirma.

Além da infraestrutura, o Brasil também está preparado politicamente para o torneio, com a Estratégia Nacional para o Futebol Feminino. Regulamentada em 30 de março de 2023 pelo Decreto n° 11.458, a iniciativa prevê uma série de ações de incentivo para a modalidade esportiva e fortalece a profissionalização das atletas, conforme ressalta o ministro do Esporte, André Fufuca. “A campanha reflete o compromisso do Governo Federal e do Ministério do Esporte em promover o futebol feminino e seu papel transformador, além de fortalecer a posição do Brasil como líder global no cenário esportivo”, afirma Fufuca.

Em uma das ações da campanha “Está tudo pronto”, o ministério divulgou, nesta terça-feira (14), em seu perfil oficial no Instagram, algumas das vantagens do Brasil para sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino. De acordo com a publicação, o país possui arenas prontas e já testadas, aeroportos, hotelaria e cidades preparadas para grandes eventos, além da valorização do esporte e a receptividade acolhedora dos brasileiros. A decisão sobre qual país sediará o mundial de 2027 acontecerá no próximo dia 17, na Tailândia, durante o Congresso Anual da FIFA.