TURISMO MICE

IMEX Frankfurt: Embratur participa de feira internacional de turismo de negócios com empresas e municípios

Atuação da Agência ao lado de coexpositores terminou com mais de 140 reuniões, atração de eventos para diversos destinos, e o país de volta ao Top 20 do ranking ICCA

Divulgação/Embratur
Somente a Embratur realizou 73 reuniões durante feira de turismo na Alemanha

20/05/2024 – Em atuação conjunta com 18 coexpositores, a Embratur participou de pelo menos 143 reuniões de promoção internacional do Brasil durante a IMEX, maior feira de turismo de negócios do mundo, que aconteceu em Frankfurt, na Alemanha, entre as últimas terça (14) e quinta-feira (16). Somente a Agência fez 73 reuniões, que incluem a construção de networking, conversa com associações internacionais, captação de eventos e grupos de incentivo dos setores financeiro, de medicina, educação, emergência, dança, saúde & bem-estar e LGBTI+, por exemplo. 

A Embratur teve agenda lotada nos três dias de feira e, entre os destaques, a Agência participou da ICCA Plenary & Global Advocacy Alliance Forum, da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA), que destacou o Brasil como primeiro lugar da América Latina, em 2023, na realização de eventos MICE (sigla para turismo de reuniões, incentivos e negócios internacionais). O turista que viaja para o Brasil para congressos, reuniões e incentivos tem o maior ticket médio do setor, e gasta, por dia, uma média três vezes maior que aquele que viaja a lazer.

O turismo de negócios é um dos pilares de atuação da Embratur, conforme destaca a diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Agência, Jaqueline Gil. “Nosso objetivo junto a 18 empresas de destinos brasileiros na IMEX foi elevar cada vez mais a competitividade do Brasil como destino de negócios. A gente quer voltar ao top 10 mundial da ICCA como um destino receptivo de eventos internacionais e, mais que isso, captar cada vez mais turistas de negócios e incentivos para o nosso país”, destacou. 

O gerente de Turismo de Reuniões, Incentivos e Negócios Internacionais da Embratur, Alexandre Nakagawa, destacou a importância dos coexpositores. “A Embratur participou da IMEX Frankfurt com empresários e destinos brasileiros que puderam fazer negócios em uma das maiores feiras de turismo MICE do mundo. É um evento muito efetivo, que gera resultados imediatos para os próximos 12 a 24 meses. Além de eventos como congressos e convenções, os empresários brasileiros fecham grupos de incentivo resultando, para o país, turistas que gastam até três vezes mais que o turista de lazer”, reforçou.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou o potencial do Brasil para sediar eventos MICE. “O Brasil tem seis biomas e pode ser o grande destino no mundo para quem preserva a Amazônia, o Pantanal, para quem está ligado à responsabilidade climática e a um modelo de turismo sustentável, com geração de empregos e renda para nossa população. E o turismo de negócios no Brasil está conectado com essas prioridades, como um grande motor de desenvolvimento. Para isso, a presença em iniciativas internacionais como a IMEX é fundamental”, explicou.

Coexpositores
Entre os coexpositores na feira estava o gerente de vendas do hotel Fairmont do Rio de Janeiro Copacabana, David Constâncio. Em um balanço dos trabalhos, ele lembrou que o evento em Frankfurt permitiu reuniões de negócios e networking com representantes de empresas de todos os continentes. “Nós geramos, nesses dias de feira, uma capacidade de eventos de, aproximadamente, 2 mil pessoas visitando o Rio de Janeiro, hospedando no Fermont, com ticket médio alto, pois somos hotel cinco estrelas”, destacou.

“Essa é uma oportunidade de divulgar e falar da cidade e não só hospedagem, porque eles vão para o Rio para fazer todos os passeios, usar todos os equipamentos turísticos que a cidade proporciona, e nós estaremos aqui da próxima vez, com certeza”, acrescentou. 

A coordenadora de eventos e congressos do Visit Rio, Tatiana Kingston, por sua vez, destacou um total de 40 reuniões com potenciais clientes, sendo cerca de 40% com grupos de incentivo. Segundo ela, a perspectiva é de trazer eventos para a Cidade Maravilhosa até o ano de 2031.

A Secretaria Municipal de Turismo e o Convention Bureau de Foz do Iguaçu (PR) fizeram outras cerca de 30 reuniões e negociações com pelo menos seis grupos de MICE para os próximos 12 meses, para o município paranaense. E Salvador (BA) também marcou presença, destacando as qualidades da capital dos baianos para sediar grandes eventos. Dentre eles, sol e praia, cultura, gastronomia e infraestrutura para eventos de negócios.