ESPORTE E TURISMO

Embratur e Torneio de Barcos Elétricos da Série E1 planejam trazer competição para o Brasil

Presidente da Agência, Marcelo Freixo, defendeu a cidade do Rio de Janeiro como primeira a receber o torneio no país, em 2025

Renato Vaz/Embratur
Marcelo Freixo se reúne com representantes de evento esportivo, em Brasília

20/05/24 – O Rio de Janeiro poderá receber o Torneio de Barcos Elétricos da Série E1, em 2025. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nesta quinta-feira (23), o chefe de Mídia e Novos Negócios da Série E1, Harkiran Chima, e o secretário Nacional de Paradesporto (SNPAR), Fábio Araújo, para debaterem a possibilidade de trazer a competição para o Brasil no ano que vem. 

A competição mundial de barcos elétricos (World Electric Boat Series) reúne equipes fundadas por celebridades e atletas de outros esportes, como o jogador de futebol americano Tom Brady, o tenista Rafael Nadal, o ex-futebolista Didier Drogba e o piloto Sérgio Perez. 

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, defendeu o Rio de Janeiro (RJ) para receber a primeira experiência do torneio no Brasil. “Esse é um evento internacional que irá reunir equipes de vários países, dando ainda mais visibilidade ao Brasil pelo esporte e pelo turismo, pois são duas vertentes que caminham juntas. Para um primeiro torneio no país, penso que o Rio de Janeiro seria um lugar ideal, pois já tem tradição de grandes eventos esportivos e de entretenimento. Para as próximas, podemos pensar na Amazônia, por exemplo”, reforçou.

A competição
O chefe de Mídia e Novos Negócios da Série E1, Harkiran Chima, afirmou que o torneio no Brasil irá agregar esporte, turismo e entretenimento, gerando impacto na economia brasileira. “Queremos atrelar duas motivações ao torneio no Brasil: a possibilidade de dar visibilidade ao país e ao esporte. Serão dois dias e meio de um evento que alia esporte e entretenimento que reunirá dezenas de pessoas de vários países do mundo. Além disso, a geração de mão de obra será prioritariamente do país que recebe o torneio, como em todas as edições nos outros destinos”, comentou. 

Chima explicou ainda que a competição de Barcos Elétricos da Série E1 conta com barcos 100% elétricos, diminuindo os impactos ao meio ambiente, e que respeita a equidade de gêneros – obrigatoriamente, é necessária a participação de pilotos homens e mulheres na mesma quantidade.

O presidente da Embratur afirmou ainda que irá se reunir com o Ministério do Esporte a fim de traçar um planejamento de custos e de trabalho para trazer o evento para o Rio em 2025. Os próximos torneios do mundial de barcos elétricos (World Electric Boat Series) serão na Holanda, Croácia e Suécia.