PROMOÇÃO INTERNACIONAL

Embratur assina acordo com o Governo do Mato Grosso do Sul para promoção internacional de destinos do estado

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, viajou a Campo Grande onde participou de encontro com as presenças do trade turístico local e do governador sul-mato-grossense Eduardo Riedel

Renato Vaz/Embratur
Em uma das agendas em Campo Grande, Marcelo Freixo participou do lançamento do festival de cinema Bonito CineSur 2024

24/05/2024 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, assinou, nesta sexta-feira (24), um acordo de cooperação técnica (ACT) entre a Agência e o Governo de Mato Grosso do Sul. A intenção é ampliar a promoção internacional dos destinos sul-mato-grossenses. Freixo esteve em Campo Grande para cumprir uma série de agendas, entre elas a participação no lançamento do Festival de Cinema Sul-Americano de Bonito (Bonito CineSur) e um almoço com o trade turístico da região, com a presença do governador do estado, Eduardo Riedel.

O ACT entre a Embratur e o governo estadual tem três eixos: um de experiências e competitividade internacional, voltado para formar especialistas na comercialização de destinos e experiências do estado; um de informação e inteligência de dados, para elaboração e disponibilização de informações e estudos sobre oferta e demanda para os produtos sul-mato-grossenses; e um de comunicação e posicionamento de mercado, para compartilhamento de material audiovisual e de multimídia para ações promocionais e campanhas publicitárias.

Com o acordo, a Agência e o governo estadual pretendem fortalecer a promoção do turismo internacional e ampliar a competitividade da oferta turística do Mato Grosso do Sul, induzindo o desenvolvimento local, gerando emprego e renda, e também preservando e valorizando culturas e saberes locais de forma sustentável, diversa e inclusiva. O acordo tem vigência de 12 meses e não há previsão de transferência de recursos entre as partes.

Freixo destacou a vocação do Mato Grosso do Sul para o ecoturismo. “O que nós temos visto é que os turistas internacionais têm procurado, cada vez mais, destinos de natureza para as suas viagens. E o Brasil, com seis biomas e a maior biodiversidade do mundo, tem que ser a opção número um para essas pessoas. O Mato Grosso do Sul tem em Bonito um importante polo de turismo de natureza para o mundo, tem o Pantanal, maior planície encharcada do planeta, um ecossistema único e importantíssimo, além de cultura, gastronomia, história e muita diversidade”, disse.

Além do presidente da Embratur e do governador do Mato Grosso do Sul, participaram da reunião com o trade turístico do estado o presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur), Bruno Wendling, e representantes do Sebrae, do Senac, de universidades, da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH) e de instâncias regionais de Turismo.