AFROTURISMO

Embratur participa do lançamento do ‘Rolê Afro’, projeto de afroturismo em Salvador (BA)

“Resgatar a ancestralidade do povo brasileiro por meio do turismo é resgatar a cidadania e a identidade do nosso povo”, declarou a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Agência, Tania Neres

Valter Pontes/Pref. de Salvador
Prefeitura de Salvador lançou 11 roteiros com experiências afrocentradas na capital baiana

20/05/24 – A coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, participou, nesta segunda-feira (20), do lançamento do “Rolê Afro – Guia de Afroturismo de Salvador”, na capital baiana. A iniciativa promove os principais pontos turísticos, lugares, manifestações artísticas e culturais com protagonismo negro em Salvador (BA). 

São 30 pontos de visitação e 11 roteiros de experiências afrocentradas, como barracões de blocos afro como Filhos do Congo e Malê Debalê; exposições de artistas plásticos negros no Pelourinho e o Parque Pedra de Xangô, em Cajazeiras. 

No início do mês, a coordenadora Tania Neres participou de uma press trip e uma famtour dentro do programa Salvador Capital Afro, que  oportunizou que profissionais de turismo, operadores de viagens internacionais e influenciadores do Brasil, Estados Unidos, Portugal e Cabo Verde conhecessem esses pontos turísticos e destinos afrocentrados. 

“É muito importante ver que esse projeto tomou forma e está sendo percebido pela sociedade. Resgatar a ancestralidade do povo brasileiro por meio do turismo é resgatar a cidadania e a identidade do nosso povo. Salvador respira essa ancestralidade. Na Embratur, desde o ano passado, já levamos essas rotas, destinos e manifestações com raiz africana para o mundo conhecer”, comentou a coordenadora.

Também participaram do lançamento do Rolê Afro, representantes do afroturismo e o prefeito de Salvador, Bruno Reis. A iniciativa faz parte do Plano de Desenvolvimento do Afroturismo, encabeçado pela Prefeitura de Salvador, com apoio do Prodetur Salvador.

Afroturismo como prioridade
Desde o início da nova gestão, em 2023, o afroturismo está entre as pautas prioritárias da Embratur. A Agência já trabalhou o segmento em diversas ações e feiras nas mais importantes capitais do mundo como Paris (França), Nova York (EUA) e Londres (Reino Unido). O afroturismo também protagonizou séries produzidas pela Embratur, não somente sobre destinos, mas incluindo profissionais negros como atores de sua própria história e como consumidor. 

Para o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, o afroturismo não é apenas um segmento, é um resgate. “Sendo o eixo central da estratégia da Agência para promoção de novos produtos, o afroturismo representa muito: é um segmento compatível com o que o Século XXI exige de nós: sermos antirracistas, valorizando e respeitando a cultura do povo negro. Precisamos pensar no afroturismo nesse aspecto subjetivo, de resgate da história e valorização da cultura, mas também como um grande negócio, que gera emprego e renda, e empodera empreendedores negros”, destacou Freixo.