CONECTIVIDADE AÉREA

Presidente da Embratur se reúne com prefeito do Recife (PE) para discutir conectividade internacional

Marcelo Freixo e João Campos falaram da importância da conexão da capital pernambucana com países da Europa para aumentar o fluxo de turistas de outros países

Divulgação/Embratur
João Campos, prefeito do Recife (PE), em visita ao presidente da Embratur, Marcelo Freixo

29/05/2024 – Aumentar a conectividade aérea do Recife (PE) com a Europa foi o tema da reunião entre o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e o prefeito da capital de Pernambuco, João Campos. Os dois discutiram ações para aumentar os voos para a metrópole nordestina em reunião na sede da Agência, em Brasília, no fim da tarde desta quarta-feira (29).

Nos primeiros quatro meses deste ano, Pernambuco recebeu 22,7 mil turistas internacionais. O número é 14,6% maior do que no mesmo período do ano passado, quando o registro de chegadas foi de 19,8 mil visitantes estrangeiros, segundo o Portal de Dados da Embratur.

Além das conversas e negociações da Embratur e prefeituras brasileiras com empresas aéreas em feiras internacionais, a expectativa é que o aumento de voos de outros países para o Brasil também cresça com o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), o qual prevê a realização de parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos para a ampliação no número de assentos em rotas com destino ao Brasil.

Para Freixo, os estados da região Nordeste são importantes para o turismo internacional no Brasil pela diversidade de destinos, que abrangem, por exemplo, sol e praia, com potencial para concorrer com os resorts caribenhos, além de natureza – com importantes parques nacionais –, cultura, religiosidade, história e gastronomia.

“Nós batemos recorde mais uma vez na entrada de divisas deixadas por turistas internacionais no Brasil. No quadrimestre, foram US$ 2,6 bilhões, 23,8% a mais que nos primeiros quatro meses do ano passado, e isso é fruto de um trabalho coletivo. Um trabalho que envolve a Agência, o trade e os governos dos estados e municípios. Essa conversa, o que estamos fazendo aqui com o prefeito João Campos, é que permite que a gente possa saber as necessidades das regiões do país para que a Embratur ajude na promoção desses destinos no exterior”, afirmou Freixo.

Na reunião, Campos se colocou à disposição para prestar informações e atuar em conversas e negociações que permitam o aumento no número de voos internacionais para a capital pernambucana. Em encontro semelhante, nesta terça (28), Freixo conversou sobre o mesmo tema, também na sede da Embratur, com o governador do Ceará, Elmano de Freitas.