PROMOÇÃO

Eco e afroturismo são tema de encontro entre Embratur e Secretaria Municipal do Meio Ambiente do RJ

Presidente Marcelo Freixo e secretária Tainá de Paula discutiram ações em conjunto para ampliar o turismo internacional na cidade do Rio de Janeiro

Willian Meira / Embratur
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, e a secretária municipal do Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, falaram sobre as parcerias para impulsionar a visita de estrangeiros na cidade do Rio

16/08/2023 – O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recebeu, nesta quarta-feira (16), a secretária municipal do Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro, Tainá de Paula, para tratar sobre as parcerias para impulsionar a visita de estrangeiros na cidade do Rio. Freixo e Tainá conversaram sobre a ampliação de experiências relacionadas ao ecoturismo, ao afroturismo e ao turismo de base comunitária.

“O Rio é a grande porta de entrada do mundo para o nosso país, um destino muito consolidado internacionalmente, mas que ainda tem muita novidade para mostrar. O afroturismo se organiza enquanto produto turístico cada vez mais, resgata a história, valoriza nossa cultura de raiz africana, e hoje turistas de todo mundo começam a chegar buscando conhecer esses roteiros. Nos cabe promover e fortalecer” disse Freixo. 

A secretária destacou que a cidade do Rio possui mais de 60 parques naturais que podem ser utilizados para atrair turistas estrangeiros, através da criação de roteiros de interiorização do ecoturismo. 

“Estou encantada com o trabalho da Embratur, temos aqui um presidente que se preocupa com a pauta ambiental e com a pauta turística da nossa cidade”, disse Tainá. “O turismo de base comunitária e o turismo ecológico são bastante demandados no Rio. Precisamos investir nisso, qualificar os guias e fornecer capacitação e informação”, afirmou a secretária. 

O gerente de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur, Saulo Rodrigues, destacou que a Agência está em sinergia com a secretaria municipal. “Estamos muito alinhados a temas relacionados ao turismo de aventura e à sustentabilidade. Podemos contribuir com capacitação e qualificação para fortalecer o receptivo ao turista internacional”, disse Saulo, que também estava presente na reunião.